Um guia para campanhas de hashtag para profissionais de marketing

Se você está procurando uma nova ideia de campanha para ajudar a aumentar o engajamento e o conhecimento da marca nas redes sociais, temos uma ótima tática para você experimentar: campanhas de hashtag.

As campanhas de hashtag ajudam a tornar mais fácil a propagação da mensagem da sua marca, desde que sejam feitas de maneira adequada e façam sentido para a plataforma e o público.

Para ajudá-lo a determinar se uma campanha de hashtag é a melhor ideia para sua marca, vamos abordar o que é exatamente uma campanha de hashtag, os benefícios desse tipo de campanha, como veiculá-la e como monitorar seu sucesso.

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O que é uma campanha de hashtag?

Fiel ao seu nome, uma campanha de hashtag é um campanha de marketing de mídia social que envolve uma hashtag específica que uma marca cria e promove. Essa é uma ótima maneira de gerar conhecimento sobre uma marca, produto, lançamento, evento e muito mais.

Para executar uma dessas campanhas, sua marca selecionaria um hashtag que melhor representa a campanha e compartilha o conteúdo relacionado e com essa hashtag. O objetivo é fazer com que seus clientes também aprendam e comecem a usar a hashtag em conteúdo relacionado a fim de atingir um público ainda mais amplo.

Se você criar uma campanha de hashtag bem-sucedida, poderá alcançar exponencialmente mais pessoas nas redes sociais do que em um anúncio comum ou campanha orgânica. Você também pode aumentar o engajamento com os seguidores que participam e compartilham sua hashtag em suas próprias postagens.

É uma grande oportunidade para construir ainda mais sua marca e aumentar seguidores, mas você também pode usar campanhas de hashtag como uma forma de mostrar apoio a várias questões sociais que refletem sua missão da marca.

Existem alguns tipos diferentes de campanhas de hashtag, de hashtags de evento a lançamento do produto aqueles ou mesmo aqueles que simplesmente fazem perguntas em torno de um tópico central e obtêm os pensamentos e as opiniões do seu público.

Vejamos alguns dos benefícios desse tipo de campanha e por que seu equipe de marketing pode querer considerar isso.

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Benefícios de uma campanha de hashtag

Animado para lançar a ideia de uma campanha de hashtag para sua equipe ou seu chefe? Você precisa compartilhar alguns dos benefícios junto com sua ideia, e temos quatro deles aqui.

1. Desenvolva o conhecimento da marca

As campanhas de hashtag são ótimas maneiras de divulgar sua empresa para um público muito mais amplo. Se você é uma marca relativamente nova ou menor, considere o uso de campanhas de hashtag simplesmente como uma forma de gerar reconhecimento.

Um exemplo semelhante de uma marca maior seria a campanha de hashtag #MyCalvins montada por Calvin Klein. Para uma campanha de hashtag de conscientização de marca, normalmente você sempre desejará inserir seu nome de marca ou um nome de produto ou serviço altamente exclusivo de alguma forma, para que qualquer pessoa que encontrar a hashtag comece a se familiarizar com sua empresa.

Dê uma olhada neste tweet usando a hashtag: comprar curtidas twitter

Eles o incluem em várias postagens diferentes como uma forma de deixar seu público animado sobre ter seus próprios “Calvins”. E muitos de seus clientes também postam fotos usando essa mesma hashtag, espalhando-a ainda mais.

Embora isso tenha começado como uma campanha há vários anos, Calvin Klein e seu público ainda usam a hashtag regularmente, mostrando a longevidade que termos e slogans específicos da marca (que muitas vezes são fáceis de converter em hashtags!) Podem ter para sua marca.

2. Promova produtos, serviços e eventos

Você também pode usar campanhas de hashtag como uma ferramenta promocional para mostrar as ofertas de produtos e serviços de sua empresa, bem como eventos futuros ou anuais.

Você verá que essa tática é muito usada com novos filmes que estão sendo lançados, mas é uma estratégia de sucesso para as empresas também utilizarem, especialmente ao lançar novos produtos, serviços, facetas de um negócio, etc.

Um exemplo disso foi a Adidas quando lançou sua nova linha Originals. Eles usaram a hashtag #ORIGINALis no Instagram ao mesmo tempo em que fizeram parceria com várias celebridades influenciadoras para aumentar o alcance de sua campanha. A marca agora tem seu próprio Adidas Originals Instagram perfil, provando o quão bem sucedido o lançamento foi para construir o conhecimento do público e entusiasmo em torno da identidade única da linha.

3. Agregar informações

Hashtags são pesquisáveis, portanto, criar uma hashtag para seu público usar a fim de manter uma discussão sobre um tópico é uma ótima maneira de agregar informações em um só lugar.

Os bate-papos no Twitter são um ótimo exemplo disso, mas você também pode fazer perguntas estimulantes ao seu público e usar uma hashtag para acompanhar todas as respostas e discussões.

Um grande exemplo disso que as marcas podem imitar vem do The Tonight Show, de Jimmy Fallon, onde regularmente pedem aos espectadores que compartilhem histórias engraçadas e outras informações usando diferentes hashtags. Eles então puxarão tweets que usam essas hashtags para compartilhar no programa.

Pense em maneiras pelas quais sua marca pode usar campanhas de hashtag para agregar informações, sejam engraçadas ou sérias.

Para ter uma ideia de uma campanha humorística de hashtag de marca, dê uma olhada na campanha #TweetFromTheSeat da Charmin, onde sua conta do Twitter e seus seguidores usam a hashtag para fazer piadas alinhadas ao humor característico da marca sobre seu produto.

4. Aumente o envolvimento do usuário

Campanhas de hashtag bem-sucedidas são ótimas para gerar engajamento do usuário e fazer com que seus seguidores tweetem ou postem sobre sua hashtag.

Uma vez que o objetivo de uma campanha de hashtag é fazer com que seu público espalhe a palavra, você precisa tornar isso fácil e acessível para que seu público maximize o envolvimento.

Você também deseja pesquisar e examinar cuidadosamente quaisquer ideias de hashtag potenciais que você tenha com antecedência. Certifique-se de não usar frases comuns que ainda não sejam amplamente utilizadas em conversas gerais, o que pode diluir o impacto de sua campanha. Este é outro motivo para buscar inspiração nos nomes de seus produtos, marcas e serviços exclusivos.

Finalmente, tenha cuidado ao ler como sua hashtag parece combinada como um único termo, sem espaços e estilos diferentes. Embora possa parecer legível quando capitalizado no estilo de sua marca oficial, você nem sempre pode controlar como o público vai digitar, e ao longo dos anos algumas marcas ficaram surpresas com leituras ou grafias alternadas não intencionais.

5. Colete conteúdo gerado pelo usuário

Use uma campanha de hashtag que faça com que seus clientes criem e compartilhem fotos que apresentem seus produtos. Por sua vez, sua marca pode compartilhar esse conteúdo em seus próprios canais como conteúdo gerado por usuários.

Um ótimo exemplo de campanha de hashtag que gerou toneladas de fotos incríveis do Instagram foi o de RYU #WhatsInYourBag campaign. Isso girou em torno de um concurso de fotos que acabou aumentando a contagem de seguidores para bem mais de 40.000 e os ajudou a gerar uma tonelada de fotos para compartilhar em seus próprios feeds sociais.

Como executar uma campanha de hashtag

Agora que você conhece os benefícios e viu alguns exemplos de campanhas de hashtag bem-sucedidas, vamos falar sobre como você pode executar a sua própria.

Reunimos um processo de quatro etapas fácil de seguir que o ajudará a progredir com uma campanha de hashtag para impulsionar sua marca estratégia social frente.

1. Compreenda o seu público

Certifique-se de saber onde seu público está e com quais tipos de conteúdo eles gostam de interagir, para saber que tipo de campanha de hashtag veicular.

Mantendo-se com demografia de mídia social é apenas uma parte disso. Você também precisa ter uma personalidade clara do cliente definida para o seu público-alvo, de modo que você entenda seus padrões de comportamento online e possa criar uma campanha com a qual eles terão maior probabilidade de se engajar.

2. Defina sua meta

Você está tentando fazer vendas, aumentar o conhecimento ou simplesmente gerar algum engajamento? O fim objetivo da sua campanha vai determinar o tipo de hashtag e campanha que você está executando.

Se você deseja gerar engajamento, considere a criação de uma campanha de hashtag destinada a agregar informações ou ajudar seu público a se divertir com sua marca. Você também pode usar isso como uma chance de realizar um concurso de fotos centrado em uma hashtag, como vimos com RYU.

Se você deseja aumentar o reconhecimento de sua marca, certifique-se de incluir pelo menos parte do nome de sua marca na hashtag. Tente inventar um bom jogo de palavras com o qual você possa se divertir nas redes sociais.

E se você está tentando aumentar as vendas, mantenha sua campanha de hashtag focada em um produto ou serviço específico que você pode promover. Tente fazer com que os clientes participem compartilhando fotos e tweets sobre suas próprias experiências com sua marca.

3. Facilite a participação

Se for difícil interagir com sua campanha de hashtag, seu público não o fará. Simples assim.

Isso significa que você não deseja exigir muitas etapas. Esta é a mesma regra para concursos de mídia social. Não torne difícil entrar ou participar. Deve ser tão simples quanto postar uma foto ou escrever um tweet e incluir sua hashtag.

Quando você começa a tentar adicionar etapas adicionais, como diretrizes específicas para os tipos de postagens ou pedir que eles vão a algum lugar tirar uma foto, você está pedindo demais de seus seguidores e provavelmente não verá o nível de engajamento e alcance que você faria de outra forma.

4. Escolha a plataforma certa

Seu último passo é escolher a plataforma certa para lançar sua campanha de hashtag. Provavelmente, você escolherá entre o Twitter e o Instagram, pois essas são as duas plataformas mais populares para hashtags.

Como essas duas redes sociais são muito diferentes, decidir qual plataforma será a melhor deve ser bastante simples. Se você planeja uma campanha de hashtag baseada em fotos, você vai querer o Instagram. Se você planeja uma campanha de hashtag baseada em texto ou conversa, você vai querer o Twitter.

No entanto, você sempre pode lançar um multicanal campanha de hashtag também que cobre todas as bases e atinge um público ainda maior.

Como acompanhar o sucesso de sua campanha de hashtag

Depois que sua campanha de hashtag estiver no ar por algum tempo, você desejará fazer algumas medições para rastrear seu sucesso. o KPIs que você pode querer ter em mente são:

  • Postagens: Quantas postagens foram criadas usando sua hashtag?
  • Comercial: Quantos usuários diferentes interagiram com sua hashtag?
  • Noivado: Quantas curtidas, compartilhamentos, cliques e comentários sua hashtag recebeu?
  • Alcançar: Como sua hashtag apareceu nos feeds das pessoas?
  • Impressões: Quantas vezes sua hashtag foi visualizada?

Ficar de olho nessas diferentes métricas pode ajudá-lo a determinar o sucesso de sua campanha ou o que pode precisar ser ajustado para melhorar o desempenho. Você pode usar uma ferramenta como Sprout Social para entender com que frequência as hashtags de sua campanha estão sendo usadas e engajadas em comparação com outras em que seu público está interessado.

Relatório de hashtag Sprout Social

Crie sua própria campanha de hashtag

Pronto para começar a envolver seu público por meio de hashtags? Identifique a melhor estratégia para sua próxima campanha de hashtag. Para obter ainda mais ideias de estratégia social e de campanha, confira nosso mais recente Sprout Social Index, Edição XVII: Accelerate.

Fonte: SproutSocial

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