Relatório de streaming: Twitch herda os streamers do Mixer, agora tem 91% de todo o conteúdo produzido

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A Microsoft fechando abruptamente o Mixer em junho acabou sendo uma bênção para a plataforma Twitch da Amazon.

Isso é de acordo com um novo relatório da Stream Hatchet and Streamlabs, que descobriu que o Twitch agora hospeda mais de 91% do conteúdo de streaming. Ao mesmo tempo, enquanto o público geral da transmissão ao vivo diminuiu um pouco desde seu recorde histórico em abril, a popularidade do Twitch explodiu durante a pandemia, com quase o dobro do público que tinha nesta época do ano passado.

As análises de dados independentes no mercado de streaming se concentram no rastreamento das horas assistidas para indicar a popularidade de uma plataforma com seu público. Relativamente poucas horas de transmissão – a quantidade de conteúdo que está sendo produzida para esse público – em consideração. O que torna o relatório Streamlabs / Stream Hatchet interessante é que ele rastreia o último e faz com que pareça muito com a maioria dos streamers do ex-Mixer que acabaram pousando no Twitch.

Twitch tem a maior parte do conteúdo, mas não tem uma grande liderança na participação do público. (Fonte: Streamlabs / Stream Hatchet)

No segundo trimestre de 2020, antes de seu fechamento, o Mixer representava 14,2% de todas as horas transmitidas ao vivo. No terceiro trimestre, as horas de transmissão ao vivo do Twitch cresceram 14,5%, para uma participação geral de 91,1% no conteúdo de saída. Embora exija credulidade argumentar que todos que estavam criando conteúdo no Mixer foram para o Twitch – a quantidade de horas transmitidas do próprio Facebook Gaming aumentou 1%, o que sugere que a Microsoft conseguiu que pelo menos alguns de seus streamers migrassem para seu parceiro – O aumento de 14,5% do Twitch é um pico enorme que não tem nenhuma outra explicação útil.

No final do ano passado, a história do mercado de plataforma de streaming era uma corrida de quatro vias entre o Twitch da Amazon, o YouTube Gaming do Google, o Facebook Gaming e o Mixer da Microsoft. A maioria das análises do mercado de streaming mede seu público em termos de horas assistidas no geral e, por essa métrica, todos os quatro concorrentes tinham uma participação relativamente saudável do mercado geral.

Twitch estava bem à frente do grupo no final de 2019, com sólidos 61% de horas assistidas, mas Mixer, Facebook e YouTube expandiram suas audiências. O Mixer estava em um distante quarto lugar, mas estava crescendo, em grande parte devido aos acordos de exclusividade da Microsoft com os populares streamers de videogame Ninja e Shroud.

A Microsoft desligou o Mixer neste verão, citando a falta de tempo e foco necessários para continuar a crescer a plataforma (o que é difícil não ler, pois “não podemos fazer isso funcionar e lançar o Xbox Series X da mesma forma ano sem estragar pelo menos um deles ”), e geralmente tentou jogar todo o projeto o mais fundo possível no buraco da memória. A gigante da tecnologia tem se esforçado para mudar o público e os streamers do Mixer para seu parceiro Facebook Gaming, mas tem sido difícil dizer o quão bem-sucedidos esses esforços têm sido até agora.

A Amazon em breve lançará seu serviço de jogos em nuvem integrado ao Twitch, o Amazon Luna. (Imagem da Amazon)

Twitch também tem uma liderança entre o número de canais exclusivos na plataforma, com um pouco mais de 10,5 milhões em comparação com 912.880 no YouTube Gaming Live e 267.845 no Facebook. A partir de agora, nove em cada dez pessoas, grupos ou empresas que estão produzindo qualquer tipo de transmissão ao vivo, incluindo o retorno do Ninja e do Sudário, estão fazendo isso via Twitch.

Isso não se traduz necessariamente em envolvimento do público. O Twitch ainda tem uma liderança sólida sobre seus concorrentes lá, com 63,6% do mercado (4,74 bilhões de horas assistidas), mas o YouTube tem 22,5% e o Facebook 14%. O YouTube também registrou um rápido crescimento geral entre os trimestres, com 156 milhões de horas adicionais assistidas no terceiro trimestre em relação ao segundo trimestre, e o Facebook Gaming subiu para mais de 1 bilhão de horas assistidas pela primeira vez.

No geral, Twitch sai como se alguém em seus escalões superiores tivesse feito um pedido na pata de um macaco. Nunca teve mais streamers, atenção ou espectadores, mas manteve-se consistentemente em cerca de 61% do público-alvo durante todo este ano. É um público muito maior, com 70% a mais de horas assistidas no terceiro trimestre de 2020 em comparação ao terceiro trimestre de 2019, mas o Twitch ainda tem apenas 60 por cento disso.

O Twitch, herdando o talento no ar de Mixer, pode definir o cenário para que isso mude no quarto trimestre, no entanto, assim como a estreia do serviço de jogos em nuvem integrado ao Twitch, Amazon Luna. Os dois principais concorrentes restantes do Twitch, no entanto, exibiram um jeito estranho de crescer rápido o suficiente, durante este período de crescimento explosivo geral da audiência de streaming, para manter a audiência de Twitch praticamente no mesmo lugar.

Os dados são cortesia da Stream Hatchet, com sede em Barcelona, ​​uma empresa de análise de dados especializada na coleta de informações sobre a indústria de jogos por meio do rastreamento de informações de sites de streaming. Ele foi distribuído por meio do blog oficial da Streamlabs, uma empresa com sede em San Francisco especializada no fornecimento de software de transmissão especializado para streamers.

Pode valer a pena considerar os dados com cautela. Streamlabs é propriedade da empresa suíça Logitech, conhecida por sua linha de periféricos de computador, como mouses e teclados, e a Logitech investe pesadamente em esportes eletrônicos, patrocínios e hardware de streaming. Embora as conclusões do relatório Stream Hatchet / Streamlabs não sejam totalmente diferentes de outras análises disponíveis, ainda é o produto de uma empresa que visivelmente tem muito a ganhar com a expansão contínua do mercado de streaming.

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Fonte: Geekwire

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