Relatório de livestreaming: o aumento repentino do fluxo de sono; RPG de GTA; Twitch continua crescendo

O streamer do Twitch, Amouranth, mantém a câmera ligada enquanto ela dorme, em dezembro de 2020. Para cada 20 novos assinantes que adquiria, ela prometia ficar dormindo por mais uma hora. (Captura de tela do Twitch)

Twitch atingiu outro recorde de audiência no mês passado, impulsionado por conteúdo quente como assistir as pessoas dormindo e um mod de RPG para um jogo sandbox de oito anos. É possível que todos nós finalmente tenhamos enlouquecido.

Esses dados são do último relatório State of the Stream, que cobre o que aconteceu em março no mundo da transmissão ao vivo. Ele é cortesia da empresa israelense StreamElements, que fornece ferramentas e serviços para produção de vídeo sob demanda, e de seu parceiro de análise Rainmaker.gg.

Primeiro, a notícia óbvia: a plataforma de transmissão ao vivo da Amazon, Twitch, ainda não consegue parar de quebrar recordes de audiência. Março foi o maior mês do serviço até o momento, com mais de 2 bilhões de horas assistidas na plataforma, superando ligeiramente o recorde anterior estabelecido em janeiro.

O Facebook estaria em boa forma em quase todas as outras circunstâncias. É que Twitch é um rolo compressor. (StreamElements / Rainmaker.gg)

Este é um aumento de 105% ano após ano para Twitch, que é mais popular e mais controverso ao mesmo tempo do que nunca. Entre seus problemas com o Indústria musical americana e Anúncio bizarro de quarta-feira que os usuários podem enfrentar a suspensão ou exclusão da conta para atividades offline, Twitch está navegando em águas desconhecidas.

O Facebook Gaming também está lá, com pouco menos de 400 milhões de horas de conteúdo assistidas em março. Esta é uma queda acentuada em relação aos números de janeiro, mas um ligeiro aumento em relação a fevereiro. É a mesma velha história do Facebook, que claramente conquistou e está mantendo uma audiência por seu conteúdo ao vivo focado em jogos, mas é apenas uma nota de rodapé ao lado de Twitch.

Quando as pessoas vão pagar para ver você dormir

Ludwig Ahgren, à esquerda, estava dormindo no dia 4 de abril quando sua noiva, Lauren Dear, acidentalmente encerrou sua “subatona” alguns minutos antes. (Captura de tela do Twitch)

Um ponto peculiar no radar do Twitch em março veio do súbito aumento do “streaming do sono”, onde streamers populares se filmam enquanto estão cochilando. Dois streamers em particular, Ludwig Ahgren e Matthew “Mizkif” Rinaudo, registraram cerca de 2 milhões de horas assistidas em março, onde nenhum deles estava realmente consciente no momento.

No caso de Rinaudo, foi em grande parte devido a um experimento, onde ele fui dormir por cinco horas com a opção de compartilhamento de mídia do Twitch ativada. Seus assinantes puderam doar e reproduzir clipes de vídeo em seu stream enquanto ele dormia, o que naturalmente significava que alguns deles tentaram acordá-lo com ruídos altos, mas Rinaudo permaneceu dormindo. Quando acordou, ele usou parte dos $ 5.500 em doações que arrecadou para comprar um Nintendo Switch para um membro de sua audiência.

A história de Ahgren é um pouco mais maluca. Em 14 de março, Ahgren iniciou uma transmissão que chamou de “subatona”, na qual prometeu continuar transmitindo por mais 20 segundos sempre que conseguisse um novo assinante em seu canal Twitch.

Isso superou suas expectativas e Ahgren acabou ficando online constantemente de 14 de março a 4 de abril. Sempre que ele dormia, a câmera permaneceu ligada e seu público o perseguiu, continuamente desenterrando mais assinantes para forçar Ahgren a continuar transmitindo por ainda mais tempo.

A transmissão finalmente terminou em 4 de abril, quando a noiva de Ahgren, Lauren Dear desligue-o acidentalmente. Naquele ponto, Ahgren estava online 24 horas por dia por quase três semanas e, com isso, adquiriu uma das maiores contagens de assinantes da história do Twitch. Também o impulsionou para o segundo lugar na transmissão mais assistida do mês, embora ele ainda não tenha obtido nem a metade dos números do campeão de audiência perene Félix “xQc” Lengyel.

Isso às vezes acontece com os dados do Twitch. Alguém se torna viral fazendo algo estranho no stream, como fazer transmissões ao vivo enquanto dorme, e acontece que não é um evento tão raro. (Imagem StreamElements / Rainmaker.gg)

A transmissão do sono aparentemente tem acontecido nas margens da cena Twitch por um tempo agora. Entre eles, Rinauldo e Ahgren criaram um pico repentino suficiente na visualização relacionada ao sono que se tornou estatisticamente significativo, e os analistas subsequentemente notaram que inexplicavelmente não eram as únicas pessoas a fazê-lo.

De certa forma, isso não é tão estranho. Desde o início da Internet, existe um fascínio peculiar entre os usuários por olhares indiretos para a vida de outras pessoas. Parte do que manteve a categoria Just Chatting nº 1 no Twitch durante a maior parte do ano passado em meio à pandemia foi o desejo de contato humano simulado, à medida que os vloggers se apegam a um grande número de público realizando tarefas mundanas em suas casas.

Enquanto ninguém mais chegou perto das horas assistidas de Rinaudo, outras correntes de sono populares em março incluíram Kaitlyn “Amouranth” Siragusa, uma modelo de cosplay que algumas fontes afirmam ser a Streamer feminino mais assistido nº 1 no Twitch no mês passado, destronando Pokimane temporariamente; Liga Espanhola de Lendas, pro Antonio Espinosa; A modelo europeia Luisa Sax; e Dota 2 pro Yong-min “Febby” Kim.

No momento da escrita, Kim em particular está “ao vivo”, mas dormindo no Twitch. Seu feed o mostra ao lado de uma inserção de um navegador da web que mostra uma pesquisa no Google por “Twitch sleepers”. Ele tem transmitido constantemente nas últimas duas semanas e meia.

O fator unificador entre os 10 melhores streamers de sono parece ser que eles são jogadores profissionais com tendência a desmaiar no teclado, correndo uma maratona ininterrupta para reunir um público ou emissoras focadas em beleza / modelagem. Eles são obcecados ou são bonitos; não há meio-termo real.

RPG de Grand Theft Auto

É um mês bastante típico para videogames no Twitch, com o jogo de tiro baseado em equipe da Riot, Valorant, como o mais novo jogo no top 10. (imagem StreamElements / Rainmaker.gg)

Como observado acima, o Just Chatting foi mais uma vez a categoria nº 1 no Twitch por uma margem significativa em março. O resto dos 10 principais canais do serviço foram ocupados por alguns dos suspeitos de videogame usuais. League of Legends, Fortnite, Call of Duty: Warzone e Minecraft marcaram milhões de horas de conteúdo assistido, como é o status quo.

Uma anomalia aqui foi Grand Theft Auto V. de 2013. Embora GTAV tenha sido um favorito consistente no Twitch ao longo dos últimos anos, em grande parte devido ao modo multijogador GTA Online, esta é a primeira vez desde 2016, e potencialmente, que foi o jogo nº 1 no Twitch.

No entanto, isso é apenas tecnicamente preciso. O aumento na popularidade vem de vários streamers de alto nível, como xQc, summit1G e TimTheTatman, explorando o mundo de RPG GTAV.

Instalando mods como FiveM, os jogadores configuraram servidores multijogador privados que executam GTAV com um conjunto único de regras. Em vez de jogar como um de seus protagonistas criminosos, o jogador é jogado na cidade fictícia de Los Santos como um de seus inúmeros espectadores aleatórios.

Isso transforma GTAV em um ambiente aberto para RPG sem dados, com usuários assumindo os papéis de policiais, pequenos criminosos, balconistas e membros de gangues. Com algumas das emissoras mais populares do Twitch entrando em cena, ele trouxe o GTAV, ou esta versão dele, para o topo das paradas.

Embora sua estrela tenha desaparecido desde o verão passado, fique de olho em Between Us no próximo mês. O jogo de mistério e assassinato produzido em Redmond, Wash. Lançou seu tão esperado novo mapa, o Airship, em 31 de março, que muda o cenário usual de ficção científica de Between Us para um zepelim steampunk. Essa foi apenas a desculpa de que muitos streamers precisavam voltar ao jogo.

Isso também levou a um fluxo de caridade verdadeiramente peculiar em 6 de abril que colocou vários streamers de alto nível, incluindo Corpse Husband, Valkyrae e Sykkuno, contra a diretora da comunidade Entre Us Victoria Tran, dois membros do elenco de Stranger Things da Netflix, três membros de The Roots e Jimmy Fallon do Tonight Show.

Trechos do stream de 50 minutos estão programados para ir ao ar no Tonight Show na próxima semana, então espere um telefonema confuso ou dois de seus parentes.

Fonte: Geekwire

Carrinho de compras

10% De Desconto Na Primeira Compra! (Só Hoje)

Informe seu e-mail abaixo para onde devemos enviar o cupom:

Parabéns!

Copie o código do cupom abaixo e utilize no fechamento do pedido:

rupy10off

* Cupom de uso único e não cumulativo com nenhum outro cupom ou promoção. Válido por 24h!