Relacionado: A melhor forma de comprar seguidores TikTok REAIS do jeito seguro!
A empresa controladora da TikTok, ByteDance, concordou com um acordo de US $ 92 milhões depois que uma ação coletiva alegou que a empresa usou dados pessoais de usuários sem seu consentimento.
Na segunda-feira, os usuários do TikTok receberam uma notificação no aplicativo sobre o envio de um pedido de indenização.
Aproximadamente 89 milhões de usuários do TikTok foram afetados, e se você usou o TikTok – ou Musical.ly, que é anterior ao aplicativo – antes de 1º de outubro, você pode se qualificar para coletar alguns (leia-se: uma fração de uma fração de uma fração) disso $ 92 milhões.
O acordo segue o ajuizamento de 21 ações judiciais, muitas das quais movidas em nome de menores.
Documentos apresentados no Tribunal Distrital dos Estados Unidos em Illinois afirmam que a TikTok usa um “sistema complexo de inteligência artificial para reconhecer características faciais em vídeos de usuários” e que examina rostos para “determinar a idade, raça / etnia e gênero do usuário … para recomendar conteúdo e perfis para o usuário seguir. ”
Os documentos afirmam que os “dados obtidos indevidamente” dão à TikTok uma vantagem competitiva sobre outros aplicativos de mídia social e ajuda a gerar lucros para a empresa. O processo também alega que alguns desses dados foram extraídos de rascunhos de vídeos que os usuários nunca postaram.
Illinois é o único estado que permite que as pessoas processem empresas por violarem as leis de privacidade biométrica.
Relacionado: Americanos querem que o Facebook e o TikTok sejam banidos pela privacidade
A TikTok negou todas as acusações e disse que concordou com o acordo em dinheiro para evitar um julgamento. “Embora discordemos das afirmações, em vez de passar por um longo litígio, gostaríamos de concentrar nossos esforços na construção de uma experiência segura e alegre para a comunidade TikTok”, disse um porta-voz da TikTok à Insider.
Como parte do acordo, a TikTok excluirá alguns dados do usuário, mas não está claro se a empresa removerá os dados de reconhecimento facial já coletados. A TikTok disse que não coletará mais dados biométricos.
Aqueles que desejam enviar uma reclamação devem fazê-lo no site de solução de privacidade de dados da TikTok até 1º de março.
Embora US $ 92 milhões possam soar como um pagamento significativo, é improvável que os indivíduos vejam muito dinheiro. Se todos os elegíveis enviarem uma reclamação, a maioria receberá apenas cerca de US $ 0,96 após os honorários advocatícios.
Relacionado: TikTok arrisca adolescentes irritantes ao oferecer aos pais mais controle
Veja Também: A maneira certa de comprar visualizações na TikTok cem por cento reais do jeito seguro!
Fonte: Entrepreneur