Sugestão: O jeito certo de comprar seguidores no Twitch cem por cento reais de forma segura!
Férias canceladas e cidades fechadas alimentaram um aumento desigual, mas dramático na audiência geral de plataformas de transmissão ao vivo. Muitos dos grandes jogos no Twitch viram quedas significativas em sua audiência, mas outras programações como chats ao vivo, arte, música e outros empreendimentos criativos aumentaram tanto em perfil quanto em popularidade.
Estas são algumas das principais conclusões do relatório “State of the Stream” de julho de 2020, publicado pelo fornecedor de serviços de streamer StreamElements, com base em Tel Aviv, com dados da plataforma analítica Arsenal.gg. O mercado de streaming viu um grande aumento na popularidade geral durante a pandemia COVID-19 de 2020, com o público doméstico se voltando para o conteúdo de streaming ao vivo para contato humano extra em um mundo socialmente distanciado, mas os números de julho têm algumas surpresas extras.
Em um mundo pós-Mixer, o Facebook Gaming e o Twitch, de propriedade da Amazon, alcançaram novas alturas. Twitch capitalizou em um grande pico de audiência em abril para expandir sua audiência total para mais de 1,5 bilhão de horas assistidas, um aumento de 67% em relação ao ano passado. A audiência do Facebook Gaming saltou de 109 milhões de horas para 345 milhões no mesmo período. Embora Twitch ainda seja o líder indiscutível aqui, o Facebook dominou uma fatia do mercado e não parece que vai a lugar nenhum.
Fonte: StreamElements / Arsenal.gg. Observe as diferentes escalas dos gráficos.
Notavelmente, isso ocorre depois que alguns dos streamers que ficaram sem plataformas após o fechamento repentino do Mixer encontraram novos lares. Michael “Shroud” Grezesiek assinou um acordo de exclusividade com Twitch algumas semanas atrás, voltando à sua plataforma anterior, que parece ser a tendência geral entre nomes ex-figurões no Mixer; a exceção notável aqui é Cory “Gothalion” Michael, que fez um acordo com o Facebook Gaming em junho. Outro negócio de alto perfil veio do rapper Logic, que se aposentou da música em julho em favor de se concentrar em uma nova paternidade, família e – oh sim – um contrato de exclusividade supostamente de sete dígitos para transmitir no Twitch. No momento da escrita, ele parecia jogar principalmente Call of Duty.
Embora o conteúdo baseado em videogame ainda seja um grande impulsionador de conteúdo em transmissões ao vivo, a maioria dos grandes jogos no Twitch teve quedas significativas em sua audiência geral de junho a julho. League of Legends, Fortnite, Grand Theft Auto V e Call of Duty: Modern Warfare viram sua audiência cair, enquanto o Counter-Strike da Valve Software teve uma queda de 47%, de 72 milhões de horas assistidas para 38 milhões.
O Minecraft teve um aumento significativo, no entanto, assim como o World of Warcraft da Blizzard; o último pode ser atribuído aos populares streamers da comunidade tendo acesso aos servidores de teste beta para a próxima expansão, Shadowlands, bem como uma grande atualização no World of Warcraft Classic que reintroduz a guerra contra as hordas de insetos de Ahn’Qiraj .
Deve-se ressaltar aqui, porém, que se trata do relatório de julho. Agosto foi um grande mês para streaming de jogos, graças à estreia de Fall Guys: Ultimate Knockout no PS4 e PC em 4 de agosto, um Battle Royale movido a minijogo para até 60 jogadores ao mesmo tempo. Jogos como este têm sido tradicionalmente enormes no mercado de streaming – por exemplo, Ninja construiu grande parte de seu público fora do modo battle royale em Fortnite – e Fall Guys não foi uma exceção, com muitos streamers grandes como Timothy “TimTheTateman” Betar reunindo-se a ele nas últimas semanas. É provável que seu sucesso ajude a criar uma imagem diferente quando os dados de agosto forem divulgados.
O vencedor geral entre as categorias de conteúdo do Twitch, no entanto, é Just Chatting, seu rótulo abrangente para tudo, desde conversas francas a reality shows improvisados, que aumentou sua audiência em 6% para 176 milhões de horas assistidas em julho. Isso continua uma ascensão gradual para o conteúdo do Just Chatting, que começou seu reinado no topo das paradas do Twitch em dezembro de 2019, com “apenas” 80 milhões de horas assistidas, e continuou a solidificar essa liderança.
Os streamers populares de julho apresentaram Felix “xQcOW” Lengyel, que conquistou o primeiro lugar pela primeira vez em 2020. Dois grandes saltos na popularidade vieram de Bruno “NOBRU” Goes em # 8, um streamer brasileiro que se concentra em um jogo para celular chamado Garena Free Fire, que é popular entre o público asiático e latino-americano, e Jens “TheRealKnossi” Knossalla, um streamer alemão que subiu nas paradas para roubar o segundo lugar no mês com um evento transmitido ao vivo que ele chamou de Angelcamp 2020. De alguma forma, Knossalla conseguiu para arrastar um monte de serpentinas europeias com ele para a floresta para uma viagem de pesca / reality show produzido profissionalmente e não era uma configuração para um filme de terror.
Os 10 principais streamers, medidos por horas de conteúdo visualizado, em julho de 2020. (Fonte: StreamElements / Arsenal.gg)
Além dos negócios normais, Twitch fez várias grandes mudanças em julho para diversificar o conteúdo que oferece. A categoria Música e Artes Cênicas está em um aumento lento, mas constante, atingindo um recorde histórico em maio de 2020. Foi responsável por 17,6 milhões de horas assistidas em julho, um aumento de 387% em relação a julho de 2019 e alguns artistas importantes se inscreveram na plataforma.
Mike Shinoda, da popular banda de rap-metal Linkin Park, tornou-se parceiro do Twitch em julho, depois de passar grande parte da pandemia transmitindo ao vivo seu processo criativo, escrevendo música e fazendo arte. Em 10 de julho, o resultado foi o segundo álbum solo de Shinoda, Dropped Frames, vol. 1, feito “com a ajuda” de seus fãs no Twitch.
Por fim, a categoria Arte está em exibição no Twitch desde 2018 e teve um crescimento constante ao longo de 2020.
Muito disso é impulsionado pelo canal Bob Ross, que transmite maratonas patrocinadas por anúncios do antigo programa de Ross, The Joy of Painting. Os usuários do Twitch assistiram 753.000 horas de Bob Ross ao longo de julho – às vezes você só precisa relaxar na frente de algumas pequenas árvores felizes, eu suponho – o que é mais do que os próximos seis canais de arte mais populares juntos.
O próximo canal mais popular, Darkar Company, um artista que fala espanhol e também toca Fortnite, atraiu apenas 264.000 horas. Mesmo assim, a categoria Arte quase dobrou sua participação geral no público do Twitch em julho, de 3,5 milhões de horas assistidas para 6,5 milhões.
O mencionado Fall Guys provavelmente será um grande impulsionador de horas assistidas nos números de streaming de agosto, mas grande parte da história do Twitch e da respectiva ascensão meteórica do Facebook parece remontar à pandemia de COVID-19. Todo mundo ficou preso dentro de casa durante todo o verão, os cinemas foram fechados, a TV se repetiu e até os esportes profissionais ficaram fora de questão por um tempo.
É fácil concluir que a transmissão ao vivo simplesmente saltou para essa lacuna, como era claramente o caso no início deste ano, mas os números de visualização são altos o suficiente neste ponto que é difícil imaginá-los voltando aos números pré-pandêmicos. Com os streamers se tornando grandes porta-vozes em muitas campanhas de marketing de videogames e empresas de mídia como a Nickelodeon optando por lançar conteúdo exclusivo via Twitch em vez da TV a cabo, esses são dias estranhos e imprevisíveis para o mercado de streaming em geral.
Relacionado: A maneira certa de comprar views no Twitch Reais e seguro!
Fonte: Geekwire