Mídia social para organizações sem fins lucrativos: como construir uma estratégia vencedora

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Para organizações sem fins lucrativos, a mídia social é uma ferramenta essencial para impulsionar o envolvimento da comunidade e o reconhecimento da marca.

De acordo com um relatório de 2019 do YMCA, 33% dos jovens (de 18 a 38 anos) mostram apoio às causas pelas quais se preocupam, compartilhando-as nas redes sociais.

Mas com tantas plataformas e recursos diferentes, pode ser difícil saber onde concentrar sua energia para obter os melhores resultados.

Para ajudar a tornar isso mais fácil, estamos compartilhando como construir uma estratégia de mídia social de sucesso para organizações sem fins lucrativos.

Como usar a mídia social para sua organização sem fins lucrativos: um guia passo a passo

Se você deseja criar sua primeira conta social ou auditar seu conteúdo existente, estas etapas o colocarão no caminho certo:

  1. Defina os objetivos da sua organização e estabeleça metas sociais
  2. Determine o seu público-alvo
  3. Crie sua estratégia de conteúdo
  4. Planeje e programe seu conteúdo
  5. Acompanhe e avalie seus resultados

Etapa 1: Defina as metas de mídia social da sua organização

A primeira etapa da jornada de marketing de mídia social da sua organização sem fins lucrativos é definir seus objetivos.

Para começar, gaste algum tempo respondendo à seguinte pergunta: O que você deseja que seu conteúdo de mídia social alcance?

Como uma organização sem fins lucrativos, seus objetivos podem incluir qualquer um (ou todos) dos seguintes:

  1. Crie maior conhecimento da marca
  2. Eduque as pessoas sobre sua causa e missão
  3. Levantar fundos de doadores novos e existentes
  4. Envolva seus apoiadores existentes
  5. Aumente seu alcance atraindo novos públicos
  6. Inspire outras ações (não monetárias), como inscrições de voluntários

O Projeto Inocência – uma organização comprometida em exonerar condenados injustamente – por exemplo, usa o Facebook para encorajar doações.

Lembre-se de que você deve definir metas “SMART”:

S – Específico

M – Mensurável

UMA – alcançável

R – Relevante

T – Tempo limite

Se você seguir essa estrutura ao definir suas metas, será mais fácil acompanhar seu progresso e medir seu sucesso.

Para uma organização sem fins lucrativos, seus objetivos de mídia social SMART podem ser arrecadar US $ 5.000 de doadores do Instagram até o final do ano ou aumentar as inscrições de recrutamento em 10% até o final do terceiro trimestre, por exemplo.

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Etapa 2: Determine seu público-alvo

O público em potencial para uma organização sem fins lucrativos nas mídias sociais é enorme – dê uma olhada nas estatísticas:

Mas nem todos irão concordar com sua missão, então antes de começar a postar, você precisa determine o seu público-alvo (também conhecido como o grupo de pessoas com maior probabilidade de apoiá-lo).

Onde seus apoiadores estão localizados? Quantos anos eles têm, em média? Que interesses ou valores eles têm em comum?

Definir o seu público permitirá que você os direcione de forma mais eficaz com conteúdo adaptado aos seus interesses.

Veja o Projeto Trevor, por exemplo. Essa organização, que fornece aconselhamento de crise para jovens queer, tem um público conhecido e bem definido: crianças e jovens adultos LGBTQ +.

Se você percorrer suas páginas de mídia social, ficará claro que seu conteúdo foi projetado para atrair essa comunidade.

A Fundação Tory Burch, por outro lado, está focada em empoderar mulheres empresárias, então seu conteúdo é escrito para um público mais velho e focado em negócios.

GORJETA: Aproveite o que você sabe sobre seus apoiadores atuais (seus interesses, dados demográficos, etc.) para ajudar a definir seu público-alvo nas redes sociais. Geralmente, há uma sobreposição entre os dois.

Etapa 3: Crie sua estratégia de conteúdo

Com os objetivos de mídia social da sua organização sem fins lucrativos e o público-alvo definidos, é hora de construir sua estratégia de conteúdo.

Primeiro, você precisa identifique os melhores canais de mídia social para sua organização.

Em vez de se espalhar tentando estabelecer uma presença em todas as redes sociais, comece escolhendo uma ou duas plataformas-chave para se concentrar.

Por exemplo, se você tem como alvo principal a Geração Z, pode priorizar o TikTok e o Instagram. Mas se o seu público-alvo são mães novas, você provavelmente terá mais sucesso no Facebook e no Pinterest.

Veja o Fundo Malala, por exemplo.

Embora estejam presentes em praticamente todas as redes sociais, eles colocam a maior parte de seu foco no TikTok e no Instagram para se envolver com meninas adolescentes e mulheres jovens.

Mídia social para organizações sem fins lucrativos: como causar impacto em cada postagem

Etapa 4: planeje e programe seu conteúdo

Depois de saber em quais redes sociais se concentrar, você está pronto para começar a planejar seu conteúdo.

Para manter suas postagens organizadas, você pode criar um calendário de conteúdo digital que descreve o que você vai postar e quando – e planeje com algumas semanas (ou até meses) de antecedência.

Ao montar sua agenda, tenha em mente as seguintes práticas recomendadas:

1. Compartilhe histórias sobre pessoas

Leve seus seguidores de mídia social para os bastidores de sua organização sem fins lucrativos, apresentando-os à sua equipe, aos principais doadores e às comunidades que sua organização apóia.

2. Priorize o conteúdo visual

Estudos mostram que o conteúdo visual supera de longe o conteúdo somente de texto nas mídias sociais. As pessoas são 3x mais provável para se envolver com Tweets que incluem recursos visuais e vídeos com desempenho superior a imagens estáticas na maioria das plataformas de mídia social.

3. Crie conteúdo educacional fácil de compartilhar

Como uma organização sem fins lucrativos, você é considerado um especialista no assunto em seu setor.

Aproveite isso usando seu status de especialista para compartilhar conteúdo educacional valioso e confiável.

Considere a criação de postagens de carrossel no Instagram ou infográficos – eles são visualmente atraentes e uma maneira mais digerível de compartilhar informações.

4. Incentive o envolvimento com frases de chamariz claras (CTAs)

Sempre inclua CTAs claros para que os seguidores saibam como apoiar sua causa.

Sem fins lucrativos de conservação do oceano, a Oceana não apenas pede diretamente aos seguidores que “TOMEM UMA ATITUDE”, mas também direcionam cliques para uma página da web com um site de petição.

5. Considere fazer parceria com criadores e marcas com ideias semelhantes

Uma das maneiras mais eficazes de aumentar seu alcance em qualquer rede social é fazer parceria com pessoas que compartilham seus valores.

Ao trabalhar com influenciadores ou criadores, você pode alavancar seu público para aumentar o conhecimento de sua causa e aumentar o número de seguidores.

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Etapa 5: Acompanhe e avalie seus resultados

Para determinar qual conteúdo funciona melhor para sua organização sem fins lucrativos nas mídias sociais, sempre vale a pena experimentar e monitorar o desempenho de diferentes tipos de postagens.

Se você criou uma conta “business: non-profit” (disponível em todas as redes sociais), você poderá acessar o Instagram Analytics para saber mais sobre o desempenho de suas postagens.

Você pode aprender mais sobre quem é seu público, em que horas do dia eles estão ativos online e com que tipo de conteúdo eles se envolvem com mais frequência.

Você também pode usar o recurso de análise do Instagram do Later para uma visão geral visual fácil de entender do desempenho de suas postagens sociais.

O marketing de mídia social pode ser um divisor de águas para organizações sem fins lucrativos. É uma ferramenta poderosa para ajudá-lo a atingir seus objetivos e alcançar novos públicos.

Mas construir um plano de mídia social requer tentativa e erro, então seja paciente, teste novos conteúdos e refine sua estratégia social quando necessário.

Você se tornará um profissional de mídia social em pouco tempo!

Quer saber mais sobre mídia social para organizações sem fins lucrativos? Assine o boletim informativo semanal da Later para todas as últimas notícias e estratégias de mídia social!

Escrito por

Erica Salvalaggio

Erica é redatora de conteúdo que mora em Toronto, adora aliteração e tem experiência em relações públicas. Seu sonho é escalar o Monte Everest. Diga oi para ela no Instagram – @ericasalvalaggio.



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Fonte: Later

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