Go To Market: 3 campanhas de GTM para se inspirar | por Joaovictorstigliani | fevereiro de 2022

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Sempre escutei falar que publicitários devem criar boas referências e consumir bastante um senso crítico e ter novos insights. Por isso desde o começo da minha carreira, criei o hábito de analisar as campanhas que deram certo e aquelas que não deram tão certo assim.

Estudar casos de mercado nos ajuda a entender alguns conceitos na prática. Existem alguns grandes portais publicitários que divulgam ideias de campanha interessantes como por exemplo: Meio e Mensagem, Clube de criação, Ads of the world e vários outros.

Apesar de conhecer o trabalho de várias agências e publicitários geniais, tenho dificuldade em encontrar um compilado de algumas campanhas de Ir ao mercado que pudesse me inspirar.

Pensando nisso resolver escrever este artigo que trago as 5 campanhas de Go To Market que tive contato recentemente. Vou fazer um resumo e análise das campanhas que mais me chamaram atenção. Quero te ajudar a se inspirar e ter novas ideias na hora de desenvolver sua estratégia de GTM.

Em todas as campanhas abaixo você vai fazer uma análise do Produto Lançado, Público Alvo, estratégia de lançamento e quais canais que usarão para divulgar sua mensagem.

O Youtube é o segundo site mais acessado do planeta, tem um tráfego de aproximadamente 35 Bilhões de acessos ao ano e possui 2 Bilhões de usuários ativos ao mês (MAU’s). Em média, as pessoas passam pelo menos 1 hora por dia conectado assistindo vídeos em algum de seus canais.

Sua principal forma de lucro é através de vendas de espaço publicitário. Sua receita de anúncios no quarto trimestre de 2021 foi de US$ 8,6 Bilhões. Quase US$1 Bilhão superior a da Netflix, que alcançou uma receita de US$7,7 Bilhões.

Visando melhorar a experiência do consumidor e facilitar a conversão do anunciante, o Youtube lançou uma versão Beta de uma ferramenta de compra durante uma LiveStream. A feature permite que alguém navegue ao vivo e tenha a oportunidade de comprar alguns produtos específicos.

A ferramenta foi lançada antes do período festivo de ano, para que pudesse ser testada durante o período natal e campanhas de Black Friday ano novo. A funcionalidade foi liberada somente para alguns parceiros e foi anunciada através do site e de uma campanha de PR.

Veja vídeo com exemplo da cobertura:

“Conforme não iniciando este ano, permite que os espectadores criem conhecimento de criadores de teste que estamos anunciando para fazer o download do YouTube não permite que os espectadores comecem a fazer a compra do conhecimento de criadores de teste que estão sendo enviados para o YouTube. Esse teste foi disponibilizado pela primeira vez em vídeos sob demanda e agora estamos testando essa experiência e transmissores ao vivo com alguns criadores. Portanto, se você estiver assistindo a uma transmissão ao vivo compatível no YouTube, navegar e comprar produtos em tempo real, sem interrupção.“

Além disso, lançarão artigos em Blog que explicam detalhadamente como novas opções que os anunciadores terão com esta ferramenta. Além de adicionar novas formas de descobrir produtos anunciados no Youtube, também aumenta a taxa de conversão de campanhas.

O anúncio do formato Beta foi um sucesso e bastante comentado pelas mídias especializadas no assunto. Boa parte dos anunciantes pode testar uma nova funcionalidade de ponto de venda do Youtbe. Na minha opinião essa é uma das melhores campanhas de GTM porque houve pouco esforço publicitário para o teste e esta ocasionando uma demanda interessante por parte dos anunciantes.

O linkedin é a rede social que possui mais de 800 milhões de profissionais conectados, agora esta dando um passo novo para ajudar-los a construir suas carreiras. A plataforma lançou uma nova ferramenta que os usuários a fazerem possíveis eventos online, em que será possível, dialogar e ter um potencial com os outros.

A versão beta da ferramenta será lançada apenas com a opção de áudio e em seguida deverá ser atualizada para a versão de vídeo. Será direcionado para o público “Criadores iniciais”, que utilizará uma plataforma para publicar conteúdo.

O target desta primeira versão do lançamento será para os criadores de conteúdo que já utilizam o linkedin para compartilhar informação para sua audiência. Também será destinado a criação de redes sociais para criadores que utilizam o desenvolvimento de carreira, outras áreas e outros profissionais que possuem entradas especiais com o Linkedin.

De acordo com o Product Manager da rede social, aproximadamente 1,5 milhões de criadores têm acesso à ferramenta do Linkedin Live. Com a capacidade de passar do tempo também querem atrair a atenção das grandes organizações, possuem a maior infraestrutura de investimento em tempo e consequentemente eles também são a maior propaganda.

Essa nova funcionalidade do Linkedin tenta facilitar e ajudar os criadores de conteúdos a produzirem mais dentro de sua plataforma e fazer sua audiência passar mais tempo dentro do site. Por consequência, isso aumentará a atenção do anunciante que poderá utilizar os produtos de anúncios e a receita da rede social.

“Queremos facilitar a hospedagem de mesas redondas virtuais, bate-papos e muito mais. Alguns querem que o evento seja formal ou menos formal, outros podem querer se comunicar com o público ter interatividade. Estamos dando interatividade a esses profissionais.”( Jack Poses, Product Manager no Linkedin)

O lançamento da ferramenta foi coberto por canais de novas mídias especializadas no segmento de Marketing Digital e Social Media. Além disso, alguns criadores de conteúdos foram comunicados sobre o lançamento desta nova ferramenta diretamente.

O “Coachella Valley Music and Arts Festival” é um evento musical com mostras e exposições que acontecem todos os anos no deserto colorado, Califórnia. O Festival reúne música e artistas de estilos musicais diferentes incluindo rock, pop, musica eletrônica, esculturas e instalações e projeções de luz magnificas.

Na pandemia da Covid foi proibido grandes eventos e aglomerações o que ocasionaram o cancelamento do evento. Neste ano o Coachella Festival esta de volta com uma proposta um pouco diferente. Além de trazer artistas e músicos para o evento físico, os organizadores também querem levar arte para o ambiente digital.

A Coachella lançou um site que serve com um Market Place de NFT. Eles ofertam 3 coleções de artes que utilizam arquivos registrados dentro da Blockchain para garantir um fundo desses documentos.

Dica: O jeito certo de comprar curtidas pro LinkedIn cem por cento reais do jeito seguro!

Fonte: Medium

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