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Com que frequência você deve postar no Instagram a cada semana?
Se você trabalha com mídia social, provavelmente já se fez essa mesma pergunta em algum momento.
Para descobrir a resposta, mais tarde analisou 81 milhões postagens de feed (excluindo Reels e vídeos IGTV). Aqui está o que encontramos:
Quantas vezes você deve postar no Instagram por semana?
Com base em nossa análise, quanto mais você postar no Instagram por semana, maior será o seu alcance geral. Da mesma forma, postar mais normalmente equivale a mais curtidas e comentários no total.
No entanto, o taxa de alcance e engajamento por postagem individual varia conforme mais postagens são compartilhadas – e isso muda ainda mais dependendo de quantos seguidores uma conta tem.
- Para contas com menos de 1K seguidores: postar 14 vezes por semana oferece o melhor taxas de alcance e engajamento por postagem.
- Para contas com 1K-250K seguidores: postar 14 ou 20 vezes por semana oferece a maior taxa de alcance por postagem, enquanto postar uma vez por semana proporciona a maior taxa de engajamento por postagem.
- Para contas com mais de 250 mil seguidores: postar apenas uma vez por semana oferece a maior taxa de alcance e taxas de engajamento por postagem.
Taxa de alcance é um indicador valioso para a exposição da marca, enquanto índice de comprometimento pode indicar o quão bem seu conteúdo está repercutindo em sua comunidade.
Em um mundo ideal, você deseja que suas taxas de alcance e engajamento sejam tão o mais alto possível para cada postagem que você compartilha, enquanto continua postando com frequência suficiente para causar um impacto.
Como a contagem de seguidores e a frequência de publicação afetam o desempenho posterior
Quando olhamos os dados como um todo, as taxas de alcance e engajamento por postagem são ideais quando 14 postagens são compartilhadas por semana (ou duas vezes por dia, em média).
No entanto, quando segmentamos os dados por contagem de seguidores, surgem algumas tendências seriamente interessantes.
Para contas com menos de 1 mil seguidores, quanto mais postagens você puder compartilhar no Instagram por semana, melhor.
As taxas de alcance e engajamento por postagem melhoram conforme a frequência de postagem aumenta por semana, com a taxa média de engajamento subindo de 3,1% em uma postagem por semana para 4,9% em 20 postagens por semana.
Para colocar isso em perspectiva, se uma conta tem 500 seguidores, o número de engajamentos aumentará de 15 (em uma postagem por semana) para 500 (em 20 postagens por semana). É um aumento bastante significativo.
Isso provavelmente ocorre porque essas micro contas não têm uma grande comunidade de seguidores como sua principal fonte de engajamento – elas contam com novos públicos para comentar e curtir suas postagens por meio de hashtags – e a taxa de alcance aumenta a cada postagem adicional compartilhada.
Para contas com entre 1 mil e 250 mil seguidores, a taxa de alcance por postagem ainda melhora à medida que mais postagens são compartilhadas, mas as taxas de engajamento diminuem significativamente.
Isso pode ser devido ao cansaço do público, uma queda na qualidade do conteúdo à medida que o volume aumenta ou ao fato de que o algoritmo do Instagram normalmente só promove sua postagem mais recente para seus seguidores.
Para contas com mais de 250 mil seguidores, as taxas de alcance e engajamento por postagem diminuem significativamente à medida que mais postagens são compartilhadas por semana.
Esse declínio na taxa de alcance pode ser devido ao fato de que essas megacontas têm menos probabilidade de depender de hashtags como sua principal fonte de alcance.
Em vez disso, eles contam com seus comunidade existente para se envolver com seu conteúdo e aumentar a viralidade – e para este grupo, postar mais por semana resulta em uma grande queda na taxa de engajamento por postagem.
Também pode ser que contas desse tamanho estejam mais focadas no uso de Histórias do Instagram para se envolver com sua comunidade. As histórias são informais e envolventes, tornando-as perfeitas para interações diárias e construção de relacionamento.
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Como o número de postagens compartilhadas por semana afeta a contagem de seguidores
Com base na análise da Later de mais de 917 mil contas exclusivas, os usuários que postam mais vezes por semana normalmente têm mais seguidores.
Como você pode ver, há uma correlação clara entre a frequência de postagem e o número médio de seguidores de uma conta.
No entanto, é importante notar que isso pode ser devido ao tipo de contas que estão postando com mais frequência.
Por exemplo, é provável que um influenciador profissional ou uma marca bem conhecida poste mais por semana do que um usuário comum – é muito mais provável que seja uma profissão em tempo integral, em vez de um trabalho de meio período.
Então, com que frequência você deve postar no Instagram?
A resposta? Tudo depende de seus objetivos.
Se o seu objetivo é alcançar novos públicos, postar com mais frequência no Instagram, emparelhado com uma estratégia de hashtag eficaz, é sempre uma boa ideia – especialmente se você tiver menos de 250 mil seguidores.
Para o melhor taxa de alcance por postagem, você deve postar:
- 14 vezes por semana se você tiver menos de 1K seguidores
- 14 ou 20 vezes por semana se você tiver 1K-250K seguidores
- 1 vez por semana se você tiver mais de 250 mil seguidores
Se o seu objetivo é aumente sua taxa de engajamento, você deve postar:
- 14 vezes por semana se você tiver menos de 1K seguidores
- 1 vez por semana se você tiver mais de 1K seguidores
Independentemente de seus objetivos, criar conteúdo de qualidade que agrega valor real para seu público deve sempre usurpar quantidade.
Com a plataforma de gerenciamento de mídia social gratuita da Later, você pode planejar, preparar e agendar suas postagens no Instagram a partir de um painel fácil de usar, para que possa criar a melhor estratégia de conteúdo da classe que apóie seus objetivos.
Além disso, você pode planejar visualmente como suas postagens ficarão no feed do Instagram antes de irem ao vivo – para que seu perfil pareça correto e conte uma história coesa. É uma das melhores maneiras de converter visitantes de perfil em seguidores!
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* Estudo baseado na análise de 81 milhões de postagens de feed do Instagram publicadas pela Later entre 2019-2021, de 917 mil usuários únicos. Exclui Reels e mensagens IGTV. Dados de Annie Yao.
Escrito por
Jillian Warren
Jillian é a editora da Later. Uma especialista em estratégia de mídia social e marketing de conteúdo, ela trabalhou em Londres e Nova York. Próximo? Lisboa e Paris! Você pode entrar em contato com ela no Instagram aqui: @jillwrren.
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Fonte: Later