Caras corporações, exclua sua página do Facebook

Sugestão: A melhor forma de comprar curtidas do Facebook REAIS do jeito seguro!

As opiniões expressas pelos colaboradores do Entrepreneur são próprias.

Vamos começar com um teste rápido: a página de Facebook da sua marca distribui postagens que geram quase nenhum engajamento? Você às vezes questiona se o seu público-alvo está vendo suas postagens no Facebook? As postagens em outras plataformas sociais têm um desempenho consideravelmente melhor do que as idênticas no FB?

Se você respondeu sim a alguma dessas perguntas, deve excluir sua página do Facebook.

A sabedoria convencional é que toda empresa deve estar no Facebook, compartilhando conteúdo e conectando-se com os clientes. Mas a sabedoria convencional está errada.

Vamos começar lembrando de dez anos atrás. “Party Rock Anthem” do LMFAO é a música mais popular do país. Planking é um meme popular. E empresas de todas as formas e tamanhos estão lutando para entrar no Facebook e começar a postar conteúdo matador. Acredite em mim, eu estava lá e a mensagem era inevitável. O Facebook pode fazer tudo – construir conexões com consumidores atuais e potenciais, lançar promoções virais, melhorar o SEO. Ora, você dificilmente poderia deixar de estar no Facebook.

Mas os tempos mudaram, os memes ficaram melhores e o Facebook não é a plataforma que costumava ser.

Isso é mais evidente com o alcance orgânico, que o Facebook define como “quantas pessoas você pode alcançar gratuitamente no Facebook postando em sua página”. O alcance começou a despencar em 2012, quando o Facebook reduziu os níveis sem cerimônia para cerca de 16 por cento – o que significa que se sua página tivesse 100 fãs, apenas 16 deles estavam vendo seu vídeo Harlem Shake. E em 2014 esse número caiu para 6 por cento, de acordo com a análise da Ogilvy na época.

Muito já foi escrito sobre o declínio do alcance orgânico, e o consenso é que as postagens pagas são apenas a forma como o jogo é jogado – especialmente quando você está tentando construir um público na plataforma. Mas isso apenas leva a uma questão maior: os usuários do Facebook são realmente um público importante para você? Você certamente pode responder dizendo: “Todos que fazem parte do meu público-alvo estão no Facebook, então sim,” mas os usuários hipotéticos que você tem em mente estão realmente lá para se envolver com o conteúdo da sua marca?

Eu poderia apontar para diferentes relatórios detalhando as mudanças demográficas e tendências do usuário do Facebook, mas suspeito que sua própria experiência pessoal na plataforma oferece um caso mais convincente. Quando foi a última vez que gostou de uma página de marca? Quando foi a última vez que você se envolveu com postagens de marca? Quando você convidou seus amigos pela última vez para curtir uma página?

Muitos de nós estão por aí preparando postagens diárias que obtêm apenas um punhado (literalmente – cinco ou menos) de reações e zero comentários ou cliques.

Relacionado: Multiplique seu marketing usando o Facebook Live

Mas e todas as marcas que estão matando no Facebook? Ei, eu nunca disse que o Facebook não funcionaria para outra pessoa. Eu disse que provavelmente não está funcionando para você. Mais especificamente, eu diria que sua empresa ainda precisa de uma página do Facebook se:

  • Você está obtendo um ROI positivo de sua presença no Facebook (pago ou orgânico). Se o Facebook ainda está no topo da sua lista de fontes de tráfego do site ou responsável por conversões, desconsidere este conselho. Não é para você.

  • Seu mercado-alvo está regularmente no Facebook e se envolve com o conteúdo lá. Isso é verdade para muitas empresas locais (pense em restaurantes, bares, spas e resorts) e empresas de mídia.

  • Você tem muitos comentários positivos no Facebook. Eu nunca sugeriria excluir um canal que fornece prova social.

  • Clientes em potencial entram em contato por meio do Facebook Messenger. Você deseja encontrar seus clientes onde eles estão. Se eles gostam de obter respostas no chat, então ligue o Facebook!

Leia a lista novamente e seja honesto – esses marcadores descrevem sua empresa?

Sua empresa não precisa absolutamente de uma página do Facebook se:

  • Não há um vínculo identificável entre a atividade do Facebook e o tráfego e as conversões do site ou da página de destino.

  • A pluralidade de comentários e avaliações que você recebe nas postagens é irrelevante ou negativa.

  • O gerenciamento do Facebook está consumindo tempo e esforço do gerenciamento de canais mais produtivos.

  • A única pessoa restante com privilégios de administrador do Facebook deixou a empresa há oito meses e você não percebeu nenhuma mudança em seus KPIs de marketing digital.

Se qualquer uma dessas balas acertar o alvo, então você é o principal candidato a “excluir o Facebook o mais rápido possível”. Mas talvez você ainda não esteja convencido. Aqui está um caso de por que manter sua conta corrente é mais arriscado do que apenas excluí-la inteiramente, e como você pode implantar seus esforços sociais para uma plataforma mais eficaz.

Relacionado: 5 componentes de uma campanha no Facebook que podem ser a diferença entre novos clientes e vendas perdidas

Portanto, aqui está o ângulo de risco de duas partes. Em primeiro lugar, é uma má aparência ter uma página corporativa no Facebook que parece ser uma cidade fantasma, com os cinco posts mencionados acima parecendo bordéis fechados com tábuas. Provavelmente é melhor que seu público não veja um post como esse porque é constrangedor – como um post de férias no Instagram do que apenas o coração de sua família. E se você é a pessoa que administra essa conta, é apenas uma questão de tempo até que algum executivo acima de você diga: “Ei, o que está acontecendo com o Facebook?” ou algum escalador corporativo ansioso abaixo de você diz: “Ei, acho que poderia fazer um trabalho melhor administrando nossos canais sociais”.

E aqui está o caçador (ou risco, parte dois): relatos de cidades fantasmas podem repentinamente ganhar vida após um ciclo de notícias negativas. Se o Facebook for uma reflexão tardia para você, então é melhor estar preparado para colocá-lo na frente e no centro no minuto em que o artigo do New York Times ou do Politico que você temia finalmente cair. Seu CEO fez um comentário político imprudente? Um investimento estrangeiro termina em escândalo? Em caso afirmativo, espero que você tenha um bom gerente de comunidade de plantão que esteja pronto para responder aos usuários indignados do Facebook que de repente estão encontrando o caminho para sua última postagem “Feliz quarto de julho da nossa família para a sua”.

Aqui estão algumas coisas que você pode fazer depois de finalmente fechar as cortinas no Facebook:

  • Concentre-se no ‘Gram. O Instagram não é para todas as marcas, mas se suas postagens são principalmente visuais, você descobrirá que quase todos os benefícios do Facebook podem ser encontrados no Instagram.

  • Concentre-se no Twitter. O Twitter também não é para todas as marcas, mas se você está tentando se destacar em seu setor ou atrair a atenção de jornalistas, é um ótimo lugar para ser notado e começar a desenvolver relacionamentos.

  • Foco no LinkedIn. LinkedIn é minha segunda casa. Não é apenas um currículo público. Muitos professam odiar, mas é a melhor plataforma – sem exceção – para alcançar tomadores de decisão em cargos corporativos. Nesse sentido, é exatamente o oposto do Facebook.

  • Dê, não feche, o seu Facebook. Talvez este artigo o tenha convencido de que seus clientes ou clientes em potencial não estão se engajando no Facebook, mas talvez seus funcionários em potencial estejam. Então, talvez seja a hora de sua equipe abrir mão do controle dessa plataforma e dar as chaves para seus colegas de aquisição de talentos.

Relacionado: Como transformar o Facebook da sua marca em uma mina de ouro de marketing

Sugestão: A maneira certa de comprar comentários pro Facebook Reais sem correr risco!

Fonte: Entrepreneur

Carrinho de compras

10% De Desconto Na Primeira Compra! (Só Hoje)

Informe seu e-mail abaixo para onde devemos enviar o cupom:

Parabéns!

Copie o código do cupom abaixo e utilize no fechamento do pedido:

rupy10off

* Cupom de uso único e não cumulativo com nenhum outro cupom ou promoção. Válido por 24h!