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Uma das tarefas mais difíceis como músico independente é construir uma base de fãs orgânica e verdadeira. O uso de IA e outros softwares muitas vezes distorce os números de quão grande é o público de um músico.
Sean Kennedy
Algumas das bases mais importantes para qualquer artista começam nos estágios iniciais de sua carreira. Um músico precisa vender ingressos para seus shows e, para isso, ele precisa ter uma presença forte online. Sem isso, é quase impossível ganhar força, especialmente no ambiente cultural em constante mudança de hoje.
Embora as gravadoras ainda detenham a participação majoritária no mercado, plataformas de mídia social como TikTok, Instagram e YouTube nivelaram o campo de atuação para artistas independentes.
O influenciador e cantor Tayler Holder, de 24 anos, dominou a arte de nutrir sua própria base de fãs leais, conquistando os corações e ouvidos de milhões de usuários em todo o mundo.
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Holder começou sua jornada anos antes no aplicativo Musical.ly – predecessor do TikTok – apenas conseguindo gerar vários milhares de visualizações por vídeo, apesar de construir um sólido público de seguidores. A reputação de Holder cresceu significativamente desde então, agora com mais de 20 milhões de seguidores em seu feed pessoal do TikTok. No entanto, o talento de Holder vai muito além de atuar para vídeos virais.
Além de ser um “viciado em esportes” na juventude, Holder sempre foi apaixonado por fazer música, desde que se lembra. Inspirado por observar a trajetória de outros grandes artistas como Justin Bieber, Holder sabia que queria seguir uma carreira na música, mas teve acesso limitado a recursos desde o início. Crescer em uma pequena cidade no Texas chamada Alvarado, com uma população de menos de 5.000 pessoas, não ajudou em sua situação.
Fazer a transição de um “TikToker” para a relevância na indústria da música não foi fácil. Inicialmente, Holder apenas lançou covers para sentir seu público. Ele então trabalhou em seu som como um artista original por mais de um ano antes de lançar qualquer coisa para seus fãs, fazendo sua estréia em todas as principais plataformas de streaming no início deste ano com os singles “100 Rounds” e “I’ll Be Alright”. O primeiro acumulou mais de 10 milhões de streams em todas as plataformas nos meses seguintes ao seu lançamento.
Recentemente, sentei-me e conversei com Holder, que teve a gentileza de oferecer algumas joias de suas próprias experiências pessoais que podem fornecer ao restante de nós pontos práticos para o crescimento de seguidores como músico independente, ou empresário de qualquer tipo, em um ambiente supersaturado indústria.
Dica nº 1: traga algo único para a mesa
“Você atinge as tendências que todo mundo está fazendo para se tornar viral, mas no final do dia, as pessoas querem ver algo único”, diz Holder. “Se você assistir alguém fazendo a mesma coisa que todo mundo, fica chato, mas se você pode ser único e manter um culto de seguidores, é aí que você começa a ganhar. Você consegue aqueles fãs obstinados. Ser você mesmo é importante. ”
Holder faz isso mantendo sua música autêntica em sua própria vida. “Estou passando por um rompimento; a vida realmente me deu um soco no nariz recentemente”, ele compartilha. “Quero que meus fãs sintam isso. Quero lançar o tipo de música em que as pessoas gritam com as janelas abertas, chorando sempre que se sentem perdidas. Algo com que possam se identificar em um nível mais profundo.”
Dica nº 2: mantenha seus fãs engajados com conteúdo novo
“Se você lança um novo vídeo do YouTube toda segunda-feira às 14h, pode obter essa base de fãs central”, recomenda Holder. “Todos eles voltarão na segunda-feira às 14h”.
Holder faz um trabalho particularmente bom em provocar seus lançamentos para aumentar o entusiasmo antes de cair. “Conseguir a interação dos fãs é o principal”, explica ele. “Eu direi, ‘Se este vídeo receber 20.000 comentários, vou largar esta música.’ Era apenas eu cantando ao vivo e pergunto a eles: ‘Vocês querem isso?’ Se você conseguir colocar todos na ponta dos pés e fazer com que eles agarrem bem quando sair, isso é a coisa mais difícil. Muitas pessoas têm seguidores, não fãs. Há uma diferença entre os dois. ”
Colocando de outra forma, se ninguém sabe sobre sua libertação, ninguém vai apoiá-la depois que ela for lançada.
Dica nº 3: utilize todas as plataformas possíveis
“O TikTok é muito importante não apenas para os músicos, mas para qualquer pessoa que esteja tentando chamar a atenção do público ”, reconhece Holder.“ Honestamente, mudou o mundo. É uma plataforma baseada em música, e as gravadoras nos procuraram para promover seus artistas. Já ter essa plataforma que impulsiona a música das pessoas é uma situação em que todos ganham. ”
Mas o TikTok não é a única plataforma que ajuda os influenciadores a florescer em suas carreiras. “Se você conseguir construir um culto de seguidores no YouTube, está ganhando”, acrescenta ele, citando destaques como KSI, Nelk Boys e David Dobrik. Ele também recomenda lançar suas faixas no Spotify e Apple Music.
Dica nº 4: não tenha medo de falhar
“A melhor coisa a fazer é dar todos os passos possíveis para compreender o seu público”, aconselha Holder. “O máximo que aprendi neste setor foi cair e chegar ao fundo do poço. Não tenha medo de tentar de tudo. Você vai falhar 1.000 vezes antes de ter sucesso uma vez. Não olhe para os números; se você estiver olhando para os números, irá falhar. Se isso é tudo com o que você se preocupa, você não está fazendo isso pelos motivos certos. ”
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Em seguida, Holder planeja lançar um novo single chamado “Never Was You”, naturalmente já tendo provocado no TikTok, aumentando o entusiasmo por sua queda. Ele também sugeriu lançar uma música country, mas planeja principalmente manter o som de balada despojado que ele vem masterizando há um tempo.
Como o Holder prova, e é aplicável em qualquer negócio, vale a pena reservar um tempo para postar conteúdo em todas as plataformas possíveis. E você não precisa ser Tayler Holder para criar seguidores verdadeiros; você pode começar de onde estiver.
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Fonte: Entrepreneur