15+ Principais plataformas de mídia social que seus clientes usam em 2021

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Com mais plataformas sociais para escolher, as marcas se deparam com uma pergunta difícil: onde devem aparecer?

Aos olhos do consumidor, todas as plataformas sociais não são criadas da mesma forma. As preferências da plataforma social dos consumidores variam com base em fatores como idade, interesse e sexo e, mesmo assim, não há garantia de que a plataforma de sua escolha é onde eles gostam de interagir com as marcas. Em vez de usar o método spray and pray, identificar quais plataformas de mídia social os clientes de uma marca usam é uma forma mais eficaz de se conectar com o público-alvo. De acordo com o último Sprout Social Index ™ Edição XVII: Accelerate, Facebook, Instagram e YouTube são as três principais plataformas onde os consumidores seguem marcas.

Uma vez que os profissionais de marketing identificam quais plataformas de mídia social seu público usa, eles também precisam se familiarizar com as vantagens e desvantagens de cada plataforma. Neste artigo, vamos compartilhar as estatísticas e ideias necessárias sobre cada plataforma para ajudar os profissionais de marketing a determinar as principais plataformas de mídia social a serem priorizadas para sua estratégia.

Facebook

Estatísticas principais:

Por que você deveria estar no Facebook

Com bilhões de usuários ativos em todas as idades, o Facebook é uma plataforma que as empresas não podem ignorar como parte de sua estratégia digital. De acordo com o Sprout Social Index ™, aumentar o reconhecimento continua sendo uma prioridade para as marcas e uma plataforma de longo alcance como o Facebook pode ajudar os profissionais de marketing a chegarem aos clientes atuais e potenciais. E o Facebook continua a ser incrivelmente popular – 60% dos consumidores querem ver as marcas usando mais a plataforma. Para marcas que buscam aumentar seu alcance e expandir seus negócios, há uma boa chance de que seu próximo cliente esteja no Facebook.

Youtube

Estatísticas principais:

Por que você deveria estar no YouTube

Dados do Sprout revelam que 54% dos profissionais de marketing afirmam que o vídeo é o conteúdo mais valioso para atingir os objetivos sociais de sua marca, tornando o YouTube um excelente candidato para as marcas. E como o segundo maior mecanismo de pesquisa do mundo, o YouTube é um site de mídia social ideal para marcas que buscam alcançar e se envolver com seu público. De acordo com o Sprout Social Index ™, 53% dos consumidores seguem marcas nas redes sociais para aprender sobre novos produtos e serviços. A Rawlings Sporting Goods, varejista conhecida por fabricar equipamentos de beisebol, publica regularmente vídeos curtos no YouTube para promover o lançamento de novos produtos, como luvas de beisebol ou tacos.

Instagram

Estatísticas principais:

Por que você deveria estar no Instagram

À medida que os consumidores, especialmente o público mais jovem, migram para as plataformas visuais, as marcas precisam investir em aplicativos como o Instagram, onde o conteúdo visual é rei. O Instagram é uma das plataformas mais usadas entre os adultos nos Estados Unidos e 48% dos consumidores querem que as marcas usem o Instagram ainda mais. Os consumidores também estão deslizando para os DMs de negócios com todas as suas perguntas e comentários, tornando o Instagram uma peça valiosa da estratégia de atendimento ao cliente de qualquer marca. Com uma ferramenta como o Sprout Social, os profissionais de marketing podem manter suas caixas de entrada organizadas e gerenciar com eficiência seus DMs do Instagram para garantir que nenhuma mensagem seja deixada para trás.

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Twitter

Estatísticas principais:

Por que você deveria estar no Twitter

O Twitter é um dos principais aplicativos de mídia social para marcas que acompanham as últimas tendências e conversas relevantes para seu público-alvo. Isso torna o Twitter uma plataforma poderosa para as marcas coletarem percepções francas do consumidor sobre como melhorar seus produtos, serviços ou conteúdo social. O Twitter também permite que as marcas mantenham contato direto com seu público, tornando mais fácil para os consumidores compartilhar feedback ou fazer perguntas. Para as marcas, manter uma presença ativa e responsiva no Twitter é crucial para manter uma vantagem competitiva. Quarenta e sete por cento dos consumidores dizem que comprarão de marcas que respondem às perguntas dos clientes em tempo hábil sobre um concorrente. Na Sprout, temos orgulho em fornecer atendimento ao cliente robusto e parte disso decorre de nossa capacidade de atender e resolver as dúvidas dos clientes quase em tempo real.

Ei, Rachel. Lamentamos o problema! Você pode compartilhar o e-mail associado à sua conta Sprout via DM para que possamos verificar isso para você? https://t.co/1JXZ3gut1d

– Sprout Social (@SproutSocial) 8 de junho de 2021

Pinterest

Estatísticas principais:

Por que você deve estar no Pinterest

O Pinterest é a plataforma ideal para marcas que buscam identificar tendências emergentes e segmentar públicos de nicho. Outra razão pela qual as marcas devem investir em sua estratégia no Pinterest? O Pinterest é a plataforma de referência dos consumidores em busca de inspiração e descoberta de novas marcas para fazer compras. A pesquisa mostra que 80% dos Pinners semanais descobriram uma nova marca ou produto no Pinterest e 85% já iniciaram um projeto, como o planejamento de um casamento ou aniversário, no Pinterest antes. Para ajudar os reformadores de casas, por exemplo, a Ikea fez parceria com o Pinterest para criar um questionário interativo que deu aos compradores um quadro personalizado com recomendações de produtos e inspiração.

TikTok

Estatísticas principais:

Por que você deveria estar no TikTok

Um dos sites de mídia social que mais cresce e é amado entre a Geração Z, o TikTok é uma plataforma de vídeo-first conhecida por seu conteúdo viral e semelhante ao meme. Mas por mais assustadora que a plataforma pareça, as marcas deveriam dar uma segunda olhada no TikTok. Para começar, as tendências no TikTok podem inspirar outro conteúdo social e dar aos profissionais de marketing uma noção melhor de quais tópicos são relevantes para os consumidores mais jovens. E mesmo que sua marca decida não abrir uma conta no TikTok, existem tendências que os profissionais de marketing podem pegar emprestado dos TikToks virais para usar em outro conteúdo de vídeo de formato curto.

LinkedIn

Estatísticas principais:

Por que você deve estar no LinkedIn

Embora o LinkedIn seja frequentemente associado ao marketing B2B, há muitos motivos pelos quais as marcas devem considerar o desenvolvimento de sua estratégia no LinkedIn. O LinkedIn é uma plataforma poderosa para geração de leads; as marcas são capazes de hiper-direcionar seu público profissional usando dados demográficos ricos e filtragem baseada em interesses. É também o lar de candidatos a emprego e investidores, tornando o LinkedIn um recurso valioso para recrutar e estabelecer sua marca de empregador para se diferenciar de seus concorrentes.

Whatsapp

Estatísticas principais:

Por que você deveria estar no WhatsApp

Com mais de dois bilhões de usuários ativos em todo o mundo, o WhatsApp é um dos aplicativos de mensagens mais populares para o consumidor. Para marcas, o WhatsApp oferece a oportunidade de se conectar pessoalmente com clientes em todo o mundo, fornecer suporte oportuno e compartilhar atualizações de negócios em tempo real. A capacidade de se envolver diretamente com os consumidores é especialmente importante quando você considera que 47% definem uma marca líder como aquela que oferece um bom atendimento ao cliente. A Adidas Football, por exemplo, usa o WhatsApp para anunciar novas ofertas de produtos e interagir diretamente com seus clientes.

Reddit

Estatísticas principais:

Por que você deveria estar no Reddit

Reddit é um dos sites de mídia social com mais tráfego, com bilhões de visitas por mês e mais de 100.000 comunidades baseadas em interesses. É uma plataforma conhecida por promover conexão autêntica, onde os Redditors procuram especificamente e participam de conversas em que podem confiar. Reddit é o lar de comunidades engajadas cheias de pessoas que compartilham todos os tipos de interesses. Mesmo que as marcas não participem da conversa, ouvir o que os Redditors estão dizendo produz insights valiosos que podem ser usados para melhorar os produtos e serviços de uma marca.

Contração muscular

Estatísticas principais:

Por que você deveria estar no Twitch

De acordo com o Sprout Social Index ™, 25% dos profissionais de marketing citaram o vídeo ao vivo como o conteúdo mais valioso para atingir seus objetivos sociais. E embora Twitch seja frequentemente associado a jogos, está rapidamente se tornando a plataforma de referência para todas as coisas de streaming ao vivo. A qualquer momento, existem milhões de streamers ativos no Twitch, tornando-o uma plataforma ideal para marcas que buscam atingir públicos mais jovens, como Millennials e Geração Z, por meio de vídeo ao vivo. Complex Sports, por exemplo, usa o Twitch para transmitir um programa de futebol semanal detalhando partidas e compartilhando notícias do time.

Google Meu Negócio

Estatísticas principais:

Por que você deve estar no Google Meu Negócio

Embora não seja exatamente um aplicativo de mídia social tradicional como Facebook ou Twitter, o Google Meu Negócio é uma plataforma igualmente importante devido à função das revisões na jornada do comprador. De acordo com o Sprout Social Index ™, 88% dos consumidores tendem a comprar de uma marca depois de ler as avaliações de outros clientes. Plataformas como o Google Meu Negócio tornam mais fácil para as marcas responderem aos comentários dos clientes assim que eles chegam e resolvem rapidamente imprecisões ou informações incorretas. A capacidade de monitorar o feedback diretamente no Google Meu Negócio ajuda os profissionais de marketing a fortalecer a reputação on-line de sua marca, ao mesmo tempo que fornece aos clientes o contexto de que precisam para tomar decisões informadas.

Yelp

Estatísticas principais:

Por que você deve estar no Yelp

Uma estratégia de gerenciamento de revisão online é imprescindível para qualquer marca que deseja clientes satisfeitos e uma chance de cultivar um programa de defesa da marca. O Yelp, outro site popular de avaliação do consumidor, é especialmente benéfico para empresas em setores como alimentos e bebidas, serviços locais, vida noturna e entretenimento. As avaliações no Yelp influenciam muito o sentimento do cliente em relação a uma marca – uma avaliação positiva pode levar a uma onda de vendas, enquanto uma avaliação negativa pode afundar um negócio. E embora ninguém goste de ser criticado, uma avaliação negativa pode realmente ajudar as empresas a identificar áreas de melhoria e duplicar seus pontos fortes.

Tumblr

Estatísticas principais:

Por que você deveria estar no Tumblr

A criatividade nunca acaba no Tumblr, onde existem mais de 200 milhões de blogs publicando 80 milhões de postagens por dia. O Tumblr dá às marcas a oportunidade de exercitar sua força criativa, experimentando uma variedade de formatos de conteúdo, de postagens de texto a fotos, vídeos e até mesmo conteúdo de áudio. Também dá às marcas o poder de alcançar seu público-alvo, direcionando os usuários com base em informações demográficas como sexo, localização e interesse. Para o Mental Health Awareness Month, marcas como Headspace e Trill Project fizeram parceria com o Tumblr para criar conteúdo para o blog Post it Forward.

Tripadvisor

Estatísticas principais:

Por que você deve estar no TripAdvisor

Para marcas de viagens e hospitalidade, poucos sites de avaliações são mais importantes do que o Tripadvisor. O Tripadvisor não é apenas um dos sites de avaliação de viagens mais populares dos Estados Unidos, mas também atinge 60% de todos os viajantes que fazem reservas online. Em outras palavras, o site de avaliação representa a última chance que uma empresa tem de convencer os viajantes a escolher seus serviços em vez de um concorrente. Quando as marcas mantêm seu perfil do Tripadvisor, elas ficam mais bem posicionadas para fornecer aos viajantes os detalhes de que precisam para tomar uma decisão informada. E conforme as viagens ao redor do país se recuperam, agora é a hora para as marcas revisitarem e reviverem sua estratégia do Tripadvisor antes que os viajantes caiam na estrada.

Clubhouse

Estatísticas principais:

Por que você deveria estar no Clubhouse

Uma das mais novas plataformas de mídia social a entrar em cena, o Clubhouse é um aplicativo apenas para convidados e áudio onde os usuários podem hospedar conversas em salas de chat. E apesar da lista de espera, o Clubhouse continua sendo um destino popular para marcas e usuários. Para marcas, o Clubhouse é uma ótima plataforma para reconhecimento e engajamento. As marcas podem hospedar bate-papos junto à lareira com especialistas do setor ou perguntas e respostas para seus clientes. O Clubhouse também se presta a conversas mais informais que podem ajudar as marcas a construir relacionamentos mais autênticos com seu público-alvo.

Em qual plataforma de mídia social está seu público?

Para construir relacionamentos duradouros com os clientes, primeiro você precisa identificar onde seu público mora online. Mas saber quais plataformas de mídia social seus clientes frequentam é apenas metade da batalha. Você também precisa entender o que faz com que cada site de mídia social funcione e as regras de engajamento.

Para aprender como envolver efetivamente o seu público em qualquer plataforma social, verifique o último Sprout Social Index ™ para os dados e insights de que você precisa para informar sua estratégia social hoje.



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Fonte: SproutSocial

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